sexta-feira, 4 de abril de 2008
Luther King - 40 anos
Martin Luther King Jr. 15/01/1929 - 04/04/1968
Há 40 anos atrás, Lutehr King era assaninado por James Earl Ray.
Ainda no colégio, King integrou o movimento de não-violência e dedicou sua vida de estudante ao tema. Foi selecionado para liderar a Associação para Melhora de Montgomery. Foi sob a liderança de King que a associação organizou um grande boicote que conseguiu acabar com a política de segregação racial nos transportes públicos da cidade (se não me engano, negors atrás e brancos na frente). em uma campanha que durou 381 dias.
Em 1963, King ajudou a organizar a Marcha a Washington, uma assembléia que reuniu mais de 200 mil manifestantes pelos direitos civis. Foi para estes manifestantes que King fez seu discurso já eternizado, "I have a dream". Nele, a segregação racial foi o tema principal: "Sonho que um dia em Alabama, com seus racistas, (...) os meninos negros e as meninas negras poderão dar as mãos para as crianças brancas como irmãos e irmãs". (Folha de São Paulo)
Uma de suas melhores frases (na minha opinião, claro) :
"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem-caráter, nem dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário